Algumas pessoas com tuberculose sofrem lesão pulmonar severa durante a doença

Resultados preliminares do estudo TB SEQUEL I, realizado na cidade e província de Maputo entre 2017 e 2022, indicam que algumas pessoas com tuberculose sofrem mais lesão/dano pulmonar (problemas no pulmão) durante o tratamento, e a evolução, após o tratamento, não está bem esclarecida.

Os resultados foram partilhados na cidade de Maputo durante a reunião de disseminação de resultados preliminares do estudo TB SEQUEL I, que contou com a presença dos participantes do estudo, equipa do estudo (Investigador Principal do Instituto Nacional de Saúde, coordenador e equipa clínica) e representante do parceiro financiador.

O coordenador do estudo, Pedroso Nhassengo, explicou que, depois de seis meses do tratamento da tuberculose sensível, em princípio, a pessoa com tuberculose deveria estar curada da doença e bem de saúde. Entretanto, algumas pessoas, embora curadas da tuberculose, continuam a piorar ou desenvolvem problemas nos pulmões, por isso diz ser importante continuar a observar as pessoas com tuberculose depois do tratamento.

“Este facto, observado também em um estudo anterior, implementado em Maputo e chamado MaTuTu, contribuiu para o desenho do estudo e seguimento dos participantes por cinco anos, para perceber o tipo e o nível de lesão pulmonar que as pessoas desenvolvem. Por outro lado, contribuiu para compreender como a função pulmonar é afectado pela doença, visto que, em alguns casos, há diminuição da função pulmonar depois de a pessoa estar curada”, justificou.

Os participantes do estudo demonstraram gratidão por fazer parte da pesquisa. Um participante diagnosticado em 2017 partilhou que, graças ao estudo, está curado.

Foto família

“O estudo, para mim, foi bom, sobretudo os conselhos, pois me fizeram acreditar mais em mim e a mudar de mentalidade, bem como entender e seguir com a medicação”, partilhou.

Outro participante disse que o estudo trouxe benefícios para ele e a família, pelo facto de ter providenciado muito mais informação sobre a tuberculose, uma vez que não tinha conhecimento, e acrescenta que, com a informação disponibilizada pelo estudo, já pode apoiar qualquer um que tiver tuberculose, pois, na sua visão, há necessidade de se expandir esta informação para o bem da sociedade. 

O estudo, com a duração de cinco anos, realizou recrutamento e inclusão de participantes entre Dezembro de 2017 e Janeiro de 2020, pretendendo seguir até Dezembro ano passado. Participou do estudo TB SEQUEL um total de 417 pessoas com tuberculose pulmonar, recrutadas nos centros de saúde da área de saúde de Mavalane e Machava.