Alta-Comissária do Canadá visita INS

A Alta-Comissária do Canadá em Moçambique, Sara Nicholls, realizou uma visita ao edifício-sede do Instituto Nacional de Saúde (INS), em Maputo, na manhã desta terça-feira (07). Durante o acto, a diplomata conheceu os laboratórios da instituição, informando-se sobre as suas capacidades técnicas.

Da lista dos laboratórios visitados na ocasião, consta o de Biologia Molecular, que, entre outras, desenvolve actividades de referenciamento e suporte à rede HIV-VL e de sequenciamento da COVID-19, tuberculose e HIV.

Outros laboratórios conhecidos pela visitante e sua delegação são os de Isolamento Viral, Microbiologia e de Serologia. Igualmente, a diplomata visitou a Unidade de Gestão de Dados da instituição.

A visita decorreu sob direcção do Director-Geral-Adjunto do INS, Eduardo Samo Gudo, que apresentou as principais actividades, os desafios e perspectivas da instituição nos domínios laboratorial, de pesquisa, observação em saúde, formação e comunicação. No final da visita, a Alta-Comissária manifestou a satisfação pelo trabalho realizado pelo INS.