Inquérito sero-epidemiológico mostra maior exposição aos mercados e deslocados ao novo Coronavírus

Foram apresentados na manhã desta segunda-feira, na Cidade de Pemba, Província de Cabo Delgado, os resultados do Inquérito Sero-epidemiológico da COVID-19, realizado com o objectivo de identificar os locais de maior circulação do vírus naquela urbe, bem como os grupos profissionais mais expostos, para além de detectar os novos focos de transmissão.

O inquérito envolveu um total de 4.070 indivíduos da cidade de Pemba, numa faixa etária que varia dos 14 aos 60 anos de idade, seleccionados em agregados familiares, mercados e em instituições públicas cuja actividade é considerada de alta exposição ao vírus.

Segundo o Director-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Ilesh Jani, os resultados do inquérito indicam que 2.5 por cento do universo populacional estudado, ou 1 em cada 40 indivíduos analisados, foi exposto ao novo coronavírus até a altura em que o inquérito foi realizado.

No mesmo contexto, Jani esclareceu que a soroprevalência encontrada em Pemba é inferior em 50 por cento ao que foi registado no Inquérito realizado na cidade de Nampula, que foi de aproximadamente 5 por cento.

O estudo, que decorreu de 6 a 21 de Julho naquela urbe, duas semanas depois de ter sido declarada área com padrão de transmissão comunitária da doença, infere que todos os grupos estudados tiveram exposição ao vírus, com maior ascendente para os mercados, com uma prevalência de 6.5 por cento, seguidos pelos deslocados e profissionais de saúde com 6.1 por cento e 5.5 por cento, respectivamente.

No que diz respeito à soropositividade para o SARS-CoV-2 por bairro, o inquérito concluiu que o bairro de Ingonae lidera com 7.3 por cento, seguido de Cariocóu e Paquiteque, com 5.6 e 5.4 por cento, respectivamente.

Na ocasião, o Director-geral Adjunto do INS, Eduardo Samo Gudo, referiu que a maior incidência de infecção em mercados sugere ser preciso, com muita urgência, que haja um trabalho de reorganização, criação de condições para o cumprimento das medidas de distanciamento para evitar a proliferação de infecções ao nível dos bairros circunvizinhos.

A cerimónia, que decorreu nas instalações do Conselho de Representação do Estado da Província de Cabo Delgado, na cidade de Pemba, contou com a presença do Secretário de Estado local, Armindo Ngunga, e do Governador da província, Valige Tauabo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *