Na capital do país: Técnicos de laboratório treinados para o INSIDA 2020

Arrancou esta segunda-feira, 24, em Maputo, o treino destinado a técnicos de laboratório afectos ao INSIDA 2020, inquérito cuja recolha de dados irá iniciar em Abril próximo. Ao todo são 57 técnicos e especialistas de diversos ramos da área laboratorial que até ao dia 28 de Fevereiro corrente serão dotados e realizada actividade de práticas sobre a colheita e gestão de amostras, testagem de biomarcadores, procedimentos de envio de amostras de sangue ao laboratório central, gestão do lixo biológico gerado nos agregados familiares durante a testagem rápida de HIV e dos laboratórios satélites e central.

A testemunhar a abertura deste curso esteve a Directora Nacional para a área de Laboratórios de Saúde Pública do Instituto Nacional de Saúde, Dra. Sofia Viegas, que na ocasião enalteceu o curso pelos propósitos e utilidade que terá em vista a garantia de técnicos com qualidade durante a realização do inquérito.

Viegas apelou ao maior empenho de todos presentes para o sucesso e garantia de que todos os formandos saiam “preparados para fazer face à pressão, ao trabalho e dinâmicas que irão verificar durante a fase de recolha de dados e posterior”.

O curso é facilitado por Especialistas de Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Saúde, ICAP e CDC.