NAMPULA: INS debate sobre coronavirus e vigilância de sarampo

O Instituto Nacional de Saúde (INS) realizou no dia 18 de Fevereiro, nas instalações da Direcção Provincial de Saúde de Nampula, o primeiro seminário para técnicos de laboratório, referente ao ano em curso.

Sob moderação da responsável do Laboratório de Saúde Pública de Nampula, Aureliana Chambal Chilengue, a Directora Nacional dos Laboratórios de Saúde Pública do INS, Sofia Omar Viegas, abordou diversos assuntos ligados à emergência Global do coronavirus (COVID-19), situação actual no mundo e as novas tecnologias a ser implementadas no país para o diagnóstico do COVID-19.

O Segundo tema foi apresentado pela coordenadora Laboratorial da Vigilância de Sarampo do INS, Thebora Sultane, que destacou a importância das medidas e acções de vigilância para evitar a ocorrência e identificação precoce de possíveis surtos. Abordaram-se igualmente aspectos como colheita, transporte, referenciamento de amostras suspeitas de sarampo, assim como desafios para a implementação da vigilância.

De referir que o seminário envolveu vários profissionais de saúde que partilharam suas experiências de acordo com as condições locais de trabalho.