Mais Técnicos de Saúde Formados em Boas Práticas Clínicas e Laboratoriais

Decorreu em Maputo, de 29 a 31 de Julho, o curso de Boas Práticas Clínicas (GCP) e de 5 a 7 de Agosto, o curso de Boas Práticas Clínicas e Laboratoriais (GCLP). Os cursos tinham como objectivo capacitar os técnicos envolvidos em actividades de pesquisa, nas normas, orientações éticas e científicas para o desenho, condução, registo e divulgação de resultados de estudos realizados envolvendo seres humanos, de modo a incrementar no pais pesquisa realizada com padrões de qualidade internacional.


Os cursos foram organizados pelo Centro de Investigação da Polana Caniço (CISPOC) em coordenação com o Departamento de Pesquisa do Instituto Nacional de Saúde (INS) e contaram com a participação de técnicos do INS, estudantes de mestrado na área de saúde e técnicos de instituições parceiras do INS.


Os cursos foram organizados em duas modalidades: para iniciantes (sem curso prévio GCP/GCLP) e para renovação (com curso GCP/GCLP desactualizado). Durante os treinos foram abordados temas como: princípios éticos em pesquisa em seres humanos, códigos, directrizes, fluxo regulatório institucional e nacional para revisão ética, consentimento informado, monitoria, auditoria de estudos e manejo de amostras biológicas.