Capacitados profissionais de saúde em uso racional de antibióticos

O Instituto Nacional de Saúde (INS), em coordenação com o Instituto de Medicina Tropical (ITM) da Bélgica, por meio do projecto Building Institucional Capacity at Instituto Nacional de Saúde, treinou profissionais de saúde em noções básicas de uso racional de antibióticos durante cinco dias na cidade de Maputo.

O treino tinha como objectivo reforçar o controlo da Resistência Antimicrobiana (RAM) no país, com base na aplicação de boas práticas de prescrição de antibióticos aos pacientes nos locais de trabalho dos formandos.

No acto de abertura, a delegada provincial da cidade de Maputo do INS, Edna Viegas, agradeceu à equipa do INS, HGM e aos parceiros do ITM pelo esforço e dedicação empreendidos durante quase quatro anos de implementação e condução da Vigilância da Resistência Antimicrobiana em Isolados de Hemoculturas de Rotina, enfatizando a importância do treino como forma de controlo da RAM em Moçambique.

A capacitação abrangeu médicos de diferentes áreas do Hospital Geral de Mavalane, Serviço de Saúde da Cidade de Maputo, da delegação provincial da cidade de Maputo do INS e outros profissionais envolvidos no processo de prescrição, dispensa e administração de antibióticos, incluindo enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de microbiologia.

O treino decorreu em formato presencial de 27 de Junho a 01 de Julho em curso na cidade de Maputo e foi orientado por facilitadores do INS e do ITM. Trata-se de uma capacitação enquadrada nas actividades prioritárias de implementação do Plano Nacional de Acção Contra a RAM para o fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde de Moçambique.

Com o pacote temático composto por tópicos como bactérias, amostras, prevenção e controlo de infecções, antibióticos e síndromes infecciosas, as sessões da formação privilegiaram abordagens interactivas.

Durante as aulas, os participantes foram submetidos à resolução de exercícios individuais e em grupo para a simulação de maneio de casos clínicos e discussão em plenárias, como forma de garantir a produtividade e interactividade, preconizadas pelo treino.