Colaboradores do INS capacitados na Norma Moçambicana ISO 19011

Dezasseis funcionários do Instituto Nacional de Saúde (INS), entre gestores, administrativos, técnicos de laboratório e coordenadores, beneficiaram, há dias, de uma capacitação em matérias da Norma Técnica NM ISO 1911:2018 (Auditoria Interna a Sistemas de Gestão), com o objectivo de serem potenciados na realização de auditorias internas, com vista a melhorar a gestão administrativa e o desempenho nas funções operacionais da instituição.

Durante a formação, que durou quatro dias, combinando a componente teórica e prática, foram tratados temas como princípios e objectivos de uma auditoria; etapas da auditoria interna; gestão do programa de auditoria; técnicas para execução de auditorias e registo de conformidades e não-conformidades.

A capacitação foi organizada pela Delegação Provincial do Instituto Nacional de Saúde na Cidade de Maputo e foi conduzida por técnicos do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade IP.

Francisco Namburete, formador, faz uma avaliação positiva do treino, a olhar pelo nível do envolvimento e empenho dos formandos.

“Foi uma formação vistosa! Deu para ver a performance e a interactividade dos formandos com os formadores, facto que mostra que as matérias foram ao encontro e tocaram aquilo que é a sensibilidade das áreas em que estes actuam”, disse.

Namburete aponta a necessidade de outras entidades, públicas, privadas, governamentais e não-governamentais, serem treinadas em matérias de Sistemas de Gestão de Qualidade, à semelhança do INS.

Por sua vez, os formandos dizem-se satisfeitos, por isso agradecem pela oportunidade e garantem que vão aplicar os conhecimentos adquiridos na execução das suas actividades, com vista a assegurar a qualidade necessária.

A formação surge no âmbito da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade na delegação da cidade de Maputo e da necessidade da realização de auditorias internas nesta unidade orgânica. A NM ISO19011 é uma directriz de extrema importância para a auditoria interna, pois apoia os auditores internos das organizações na auditoria dos seus sistemas, procedimentos e produtos de vários outros sectores.