DGA do INS vinca que jornadas de saúde são um espaço de discussão genuína

As jornadas de saúde constituem uma oportunidade de discussão genuína, longe de amarras, sendo esta a razão que fundamenta a sua realização a vários níveis do país. Esta posição foi assumida pelo Director-Geral Adjunto (DGA) do Instituto Nacional de Saúde (INS), Eduardo Samo Gudo, no acto do encerramento das III Jornadas Regionais de Saúde da Região Centro, que teve lugar na sexta-feira do dia 28 de Outubro.

“Este evento é o momento em que temos que nos despir de todas as nossas amarras, pois é um dos poucos momentos que temos para fazer uma discussão genuína, de ‘colocar o dedo na ferida’. Espero que tenham feito isso durante estes dois dias. Esta é uma das razões pelas quais garantimos que haja jornadas nacionais, regionais e até provinciais de saúde”, esclareceu.

No mesmo contexto, o dirigente sublinhou que uma das novidades mais salientes das III Jornadas de Saúde da Região Centro é que os trabalhos aprovados vão ser publicados na Revista Moçambicana de Ciências de Saúde, pelo que passarão a gozar do privilégio de ser referenciados como publicações de natureza científica.

“Nós somos cientistas e sabemos o quão é importante ter um trabalho científico publicado numa revista. Isso é importante para o nosso currículo”, disse.

A Directora dos Serviços Provinciais de Saúde de Tete, Carla Mosse, manifestou gratidão pela escolha desta província para acolher o evento, assinalando que o acto constitui um marco indelével que ficará na história daquela região.

Por sua vez, o Presidente do Comité Científico, Osvaldo Inlamea, referiu que conduzir o processo da organização e realização do evento foi um desafio para o órgão que dirige, sobretudo por se tratar da primeira edição a ter lugar naquela província.

Inlamea fez saber que, durante o evento, foram realizadas duas sessões plenárias, sete mesas redondas constituídas por 19 temas da actualidade, 21 sessões paralelas de resumos orais constituídas por 121 temas, para além de posters exibidos em quatro telas.

Zambézia destaca-se nos prémios

Momento de premiação

Entre os participantes do evento, alguns autores destacaram-se pela qualidade dos seus trabalhos e mereceram distinção. Ao todo, foram premiados seis trabalhos em três categorias, designadamente Epidemiologia, Ciência clínica e biomédica, e Sistemas de saúde e determinantes, nos formatos de apresentação oral e-poster.

Entre os premiados, a província da Zambézia amealhou três prémios (um oral e dois em e-poster), nas categorias de Sistemas de saúde e determinantes, e um na categoria de Epidemiologia.

Tete, por seu turno, arrecadou dois prémios (apresentações orais) nas categorias de Epidemiologia e Ciência clínica e biomédica.

A província de Sofala conseguiu um prémio (e-poster) na categoria de Ciência clínica e biomédica.

Da lista dos critérios considerados na avaliação dos trabalhos, figuram a relevância científica, fundamentação, qualidade de redacção, entre outros.

As sessões de apresentação dos trabalhos científicos pelos participantes foram antecedidas por quatro mini-cursos. As Jornadas Regionais de Saúde arrancaram no ano 2014. A presente edição é a primeira a decorrer presencialmente após a eclosão da pandemia da COVID-19 e teve o maior número de resumos apresentados, um total de 253, contra 126 da edição anterior.