Director-Geral do INS avalia curso do Inquérito Populacional sobre a Covid-19 em Dondo

O Director-Geral do Instituto Nacional de Saúde, Ilesh Jani, encontra-se desde quinta-feira na província de Sofala, em visita de dois dias, para avaliar o curso do Inquérito Populacional sobre a Covid-19, denominado ECOVA II.

Para o efeito escalou na manhã desta sexta-feira, 15 de Abril, o distrito de Dondo, concrectamente os bairros de Mussassa e 04 de Outubro, no Posto Administrativo de Mafambisse, onde interagiu com as equipas de campo, designadamente inquiridores, mobilizadores, supervisores e controladores, sobre o curso das actividades relativas á mobilização, procedimentos de colecta de dados e desafios enfrentados.

Na ocasião, Ilesh Jani, que se fazia acompanhar pelo Delegado do INS em Sofala, João Manuel, dialogou com algumas famílias, onde colheu sensibilidades e percepções á volta do inquérito, tendo ainda passado mensagens de sensibilização para a adesão ao processo.

Em jeito de balanço da actividade de campo em Mafambisse, Ilesh Jani considerou que, volvidas duas semanas, o trabalho tem decorrido conforme programado.

“Iniciamos com a colecta de dados há cerca de duas semanas aqui em Dondo, e apesar das chuvas que se registaram durante alguns dias, condicionando a mobilidade das equipas, estamos no alcance dos objectivos traçados. Até ao momento já inquirimos em 9000 agregados familiares, o que é bom, visto que apenas tivemos duas recusas em participar no inquérito. Portanto, estes números motivam-nos em relação á nossa meta, que é atingir cerca de 55 mil famílias de Dondo”.

Sobre a visita ao campo, Jani disse ser “importante ver o trabalho de perto, junto das equipas, corrigir o que for necessário, apoiar nas dificuldades que os nossos inquiridores e não só encontram na execução do seu trabalho. Igualmente, demonstrar que todos estamos firmes com vista ao sucesso deste inquérito, e que só o cometimento e envolvimento de todos é que nos levará a alcançar as metas que delineamos”.

No quadro da visita  à província de Sofala, o Director-Geral do Instituto Nacional de Saúde manteve encontros de trabalho com os profissionais em serviço na Delegação Provincial do INS em Sofala, com as Autoridades de Saúde de Sofala, bem como com as lideranças do Distrito de Dondo.

Refira-se que Ilesh Jani é Investigador Principal do Inquérito Populacional sobre a COVID-19 (ECOVA II), que visa, entre outros, recolher dados socioeconómicos e geolocalização, registar as especificidades da vacinação ao nível individual sobre as vacinas da COVID-19, e informações sobre o comportamento de saúde de toda a população residente no distrito de Dondo.