Eduardo Samo Gudo eleito Presidente do Comité Consultivo Técnico Regional do CDC África

O Director-Geral Adjunto do Instituto Nacional de Saúde, Eduardo Samo Gudo, foi eleito como Presidente do Comité Consultivo Técnico Regional do CDC África. A eleição para um mandato de dois anos teve lugar esta terça-feira, em Maputo,  no decurso da III reunião do Comité que juntou Directores de Institutos de Saúde Pública e peritos da área de saúde pública dos países da região. O Dr Samo Gudo sucede a Dra Tsakani Furumele da África do Sul que presidou o comité nos últimos dois anos.

No acto de tomada de posse, Dr Samo Gudo destacou os desafios de Saúde Pública de região e reconheceu o papel da anterior Presidente, comprometendo-se a dar continuidade ao seu legado e contribuir para a consolidação do órgão.  O Comité Consultivo Técnico Regional do CDC África é o órgão de aconselhamento técnico-científico e harmonização de intervenções em matéria de Segurança Sanitária para os Estados Membros da região.

Refira-se que o Comité em alusão reuniu-se, em Maputo, de 05 a 06 de Dezembro corrente com o propósito de avaliar os progressos relativos ao estabelecimento do Centro de Colaboração Regional do CDC África (SA-RCC) como entidade de coordenação técnico-científica para preparação, resposta e recuperação a emergências de Saúde Pública na região e avaliar os progressos no processo de estabelecimento de Institutos Nacionais de Saúde Pública nos Estados Membros.