Eduardo Samo Gudo  representa Moçambique na World Health Summit

O Director-Geral-Adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS), Dr. Eduardo Samo Gudo, participou este domingo, (16.10), no primeiro painel da Cimeira Mundial da Saúde (World Health Summit) em Berlim, Alemanha, intitulado “Superando pandemias: vigilância colaborativa e o papel dos institutos nacionais de saúde pública”.

Durante o evento, vincou-se que o complexo desafio de superar as pandemias requer sistemas de saúde profundamente robustos em todo o mundo, bem como uma preparação colaborativa e coordenada em relação a várias áreas de doenças com potencial pandémico, sendo por isso necessária a união de forças para responder e prevenir a ampla gama de ameaças pandémicas.

Na mesma senda, destaca-se a necessidade de uma vigilância colaborativa, que consiste em um novo modelo para a vigilância de ameaças emergentes, que se baseie em abordagens tradicionais de vigilância e que incorpore inteligência epidémica, vigilância genómica, insights comportamentais e sociais, vigilância na interface animal humana, etc.

Entre outros aspectos, Samo Gudo abordou a importância da potenciação dos observatórios nacionais de saúde como forma de triangular dados de vigilância de diferentes sectores e criar equipas transdisciplinares para a preparação, prontidão e resposta a pandemias ao nível local, nacional e global.

O painel em referência foi moderado por Chikwe Ihekweazu, da Organização Mundial da Saúde (OMS), e Duncan Selbie, da Associação Internacional dos Institutos Nacionais de Saúde (IANPHI).

A cimeira foi antecedida de encontros de alto nível, organizados pela Bill and Melinda Gates Foundation, sobre vigilância integrada de doenças, onde Moçambique, para além de Samo Gudo, esteve representado pela Directora de Inquéritos e Observação de Saúde no INS, Ivalda Macicame.