Esperada maior colaboração entre INS e FioCruz

O Instituto Nacional de Saúde (INS) recebeu, na manhã desta segunda-feira (11.04), uma delegação da FioCruz-Brasil, encabeçada pela vice-presidente para a área da Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Machado.

A visita, de três dias, enquadra-se na implementação do Programa de Cooperação Estratégica com o Sul (COOPBRASS), uma rede brasileira que consiste no fomento da cooperação com instituições moçambicanas na pesquisa e formação pessoal, com vista a responder a doenças infecciosas e ao fortalecimento dos sistemas nacionais de saúde.

Na ocasião, Cristiani Machado disse que, para os anos 2022 e 2023, se espera a intensificação da colaboração com o INS no domínio da formação, nomeadamente nos cursos de curta duração e de pós-graduação.

Nós achamos que é importante, também, começar a apoiar no desenvolvimento de pesquisas nas áreas de saúde em Moçambique, se for do interesse do INS, destacou.

A missão brasileira vai, igualmente, apoiar o INS na realização de actividades de acreditação e implementação de mestrados e doutoramentos em ciências de saúde pública e sistemas de saúde pública.

Para além de Cristiani Machado, a delegação da FioCruz é integrada pelos professores Renato Porrozzi e Eduarda Cesse.

O programa da vista ao INS compreende reuniões, com diferentes áreas temáticas e a vários níveis do INS, nomeadamente a Direcção Geral e os sectores da Formação e Comunicação, a visita à Delegação do INS em Nampula, para além de palestras, incluindo a aula inaugural dos cursos de especialidade.