Estudantes de pós-graduação chamados a capitalizar oportunidades

O Director de Formação e Comunicação em Saúde no Instituo Nacional de Saúde (INS), Rufino Gujamo, encorajou os participantes do IV Fórum de Pós-Graduação, realizada nos dias 6 e 7 do mês em curso, a capitalizarem as oportunidades de estudos e a aprimorarem os seus trabalhos de pesquisa, assegurando que, nas próximas edições do evento, possam apresentar resultados preliminares e definitivos cada vez mais consolidados.

O dirigente fez a exortação acima durante o encerramento do fórum, contexto no qual, igualmente, chamou os participantes a assumirem, de forma construtiva, os comentários e contribuições deixados ao longo das sessões de discussão dos trabalhos, assinalando que, deste modo, eles vão conseguir aprimorar e fortalecer as suas pesquisas.

Outra orientação que os pós-graduandos receberam foi no sentido de passarem a apostar na divulgação científica, servindo-se de plataformas como a Revista Moçambicana de Ciências de Saúde.

“Gostaria de convidar, vivamente, a todos os estudantes no sentido de se empenharem, activamente, no processo de divulgação ou publicação dos seus trabalhos em revistas científicas de especialidade. Mostra-se importante, aqui, notar que o INS possui a Revista Moçambicana de Ciências de Saúde”, vincou.

No seu discurso final, Gujamo elogiou os autores dos trabalhos apresentados durante o evento pela elevada qualidade reflectida nas pesquisas. Igualmente, manifestou satisfação em relação à organização do fórum.

“Como cultores do conhecimento, tivemos a grata oportunidade e felicidade de ouvir, ver e discutir os resultados dos trabalhos científicos que têm sido realizados pelos estudantes envolvidos em programas de pós-graduação em saúde ministrados em instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras”, disse.

Como desafios, o dirigente apontou a necessidade de envolvimento de mais instituições de ensino superior em programas de mestrado e doutoramento na área de saúde e respectivos estudantes, consolidação da participação virtual, de modo a alargar e democratizar, cada vez mais, a participação do fórum, e maior envolvimento dos docentes de programas de pós-graduação em saúde.

O evento decorreu sob o lema “Promovendo a discussão e divulgação de resultados de pesquisa entre estudantes de pós-graduação em saúde” na cidade de Maputo e contou com cerca de 160 participantes dos quais estudantes de pós-graduação, docentes e investigadores provenientes de sete instituições do ensino superior nacionais, entre outros presentes.