Com vista a dotá-los em matérias sobre o novo coronavírus COVID-19: Instituto Nacional de Saúde capacita jornalistas

No âmbito da implementação da Estratégia de Comunicação para dar resposta ao novo coronavírus COVID-19, doença que eclodiu na China em finais de Dezembro de 2019, o Instituto Nacional de Saúde (INS) em coordenação com a Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP), realizou hoje, quinta-feira, (13.02.), nas suas instalações, em Marracuene, um treino para Jornalistas sobre o coronavírus COVID-19.

Em seminário para técnicos de laboratório, Profissionais de saúde debatem sobre a infecção por coronavírus COVID-19

No âmbito da eclosão do Coronavírus no mundo, o Instituto Nacional de Saúde (INS) na qualidade uma instituição de referência em Moçambique na área de pesquisa em saúde, com laboratórios especializados para análises laboratoriais de amostras suspeitas de infecções por vírus respiratórios, realizou hoje (12.02) um Seminário intitulado “Coronavírus- emergência global de saúde pública”.

Para traçar estratégias com vista ao sucesso do INSIDA 2020, equipas do INS, INE e ICAP reúnem-se em Maputo

A sala de reuniões do ICAP acolhe de 11 a 12 de Fevereiro corrente, sessões de trabalho alargadas a diversos sectores e áreas do INSIDA com vista a delinear estratégias para o sucesso do inquérito cujo início está aprazado para o início de Abril. Os dois dias de discussão e consensos servirão, igualmente, para harmonizar os propósitos da formação geral de inquiridores, Supervisores e todo o pessoal de trabalho que estará envolvido durante a recolha de dados do inquérito. Estão previstas discussões à volta dos materiais de formação, de recolha de dados e aspectos logísticos.

INS disponibiliza “kits” de emergência para a colecta de amostras de sangue e secreções orais e nasais

O Instituto Nacional de Saúde (INS) disponibilizou, no dia 05 de Fevereiro, “kits” de emergência para a colecta de amostras de sangue e secreções orais e nasais nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Tete e Sofala com o objectivo de realizar testes do coronavírus em Maputo, local para onde serão enviados os materiais.

Relatório do SARA

O Instituto Nacional de Saúde informa que já se encontra disponível o relatório do SARA- inquérito sobre o Inventário Nacional de Infra-estruturas, Recursos Humanos, Equipamentos e Serviços de Saúde, realizada em 2018 (SARA-plus 2018) em Moçambique.
Para aceder ao relatório, clique no link abaixo.

INS e DNSP realizam reunião com editores dos órgãos de comunicação social

O Instituto Nacional de Saúde (INS), em coordenação com a Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP), realizou na sexta-feira, 07/02, uma reunião com Editores de diversos órgãos de comunicação social, com vista a uma melhor cooperação entre as autoridades de saúde e a comunicação social no que concerne as melhores formas de abordagem e divulgação de informações fidedignas sobre a prevenção e controlo da de Coronavírus.

No Gwaza Muthini - Governador da província de Maputo visita exposição do INS

O Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, visitou, hoje, 2 de Fevereiro de 2020, a exposição e feira de saúde organizadas pelo Instituto Nacional de Saúde (INS) durante as celebrações do Gwaza Muthini, no Distrito de Marracuene, em Maputo - um evento que homenageia os guerrilheiros moçambicanos que tombaram a 02 de Fevereiro de 1895, no contexto da luta contra o a ocupação colonial portuguesa.