Em Maputo: Grupo Técnico de Trabalho da Plataforma de Mortalidade Reúne-se para dar início às actividades de 2020

Com foco na discussão das  actividades realizadas em 2019 e preparação das actividades planeadas  para o ano 2020, a Plataforma de Mortalidade do Observatório Nacional de Saúde (ONS), reuniu-se no dia 03/03, em Maputo, para debater as principais realizações desta plataforma, no que diz respeito às pesquisas que a compõe.

Com foco na discussão das actividades realizadas em 2019 e preparação das actividades planeadas  para o ano 2020, a Plataforma de Mortalidade do Observatório Nacional de Saúde (ONS), reuniu-se no dia 03/03, em Maputo, para debater as principais realizações desta plataforma, no que diz respeito às pesquisas que a compõe.

No encontro foram discutidos os conteúdos para o Dashboard da plataforma em alusão, assim como foram levados ao debate os resultados do CHAMPS, uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM), com o objectivo de avaliar as principais causas de morte de crianças menores de 05 anos no distrito da Manhiça.

A reunião foi realizada nas instalações da Organização Mundial da Saúde e contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde (MISAU), CISM, Direcção Distrital de Saúde da Manhiça, Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação, Ministério da Justiça e Assuntos Constitucionais e Religiosos, Center for Desease Control and Prevention, entre outros intervenientes.

A Plataforma de Mortalidade do ONS é responsável por agregar e triangular fontes diferentes de informação sobre mortalidade em Moçambique para posterior análise e divulgação no contexto dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e da determinação social da saúde e bem-estar. O secretariado da plataforma de Mortalidade é coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde e pela Direcção de Planificação e Cooperação do Ministério da Saúde.