Jornalistas de Nampula aprimoram conhecimentos sobre COVID-19

O Instituto Nacional de Saúde (INS), em colaboração com a Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP), realizou há dias um treino a cerca de 70 da província de Nampula sobre comunicação de risco no âmbito do combate à pandemia da COVID-19.

A capacitação teve lugar no Instituto de Ciências de Saúde de Nampula e visava essencialmente fortalecer os jornalistas de conhecimentos sobre a COVID-19, de modo a garantir que a informação seja disseminada de forma correcta, abrangente e concisa no seio da comunidade.

Ministrado por especialistas do INS e DNSP, o treino consistiu em aulas teóricas e praticas, abordando temas como “Coronavírus e o SARS-CoV-2: Origem, etiologia, características e diagnóstico laboratorial”, “Mecanismos de transmissão, manifestações clínicas e tratamento da COVID-19”, “Medidas de Prevenção da infecção pelo SARS-CoV-2 ao nível da comunidade e para jornalistas”, “Mecanismos de vigilância para a COVID-19 em Moçambique”, “O papel da comunicação na resposta à COVID-19: Boas Práticas e Mensagens-Chave” e “Plataformas de actualização e acesso à informação sobre a COVID-19”.

Félix Gundane, funcionário do INS e facilitador do treino, referiu que a capacitação assume-se importante na medida em que permite a descentralização das acções de resposta a esta pandemia.

Falando no encerramento do evento, a directora dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais da Nampula, Munira Abudou, disse acreditar que os jornalistas estão munidos de conhecimento para travar uma luta conjunta contra o coronavírus. De referir que este treino está sendo replicado em todas as províncias do país.