
Foi oficialmente lançada, na última quinta-feira (14.12), a Primeira Avaliação Prospectiva do Fundo Global, um dos principais financiadores da luta contra o HIV, Tuberculose e Malária no paÃs, e desde 2002 que apoia Moçambique na luta contra estas três doenças.
Na ocasião, a Ministra da Saúde, Nazira Abdula, referiu que as avaliações programáticas são importantes instrumentos para optimizar as intervenções e para o alcance das metas a que se propõem.
“Permitem também medir o impacto dos programas, por isso, estamos cientes que os desafios para acelerar o controlo do HIV, Tuberculose e Malária exigem novas abordagens e modelos de condução das avaliaçõesâ€, frisou Nazira.
Com esta nova modalidade de avaliação dos programas do Fundo Global em Moçambique, o paÃs passará a contar com um modelo de avaliação mais participativo, interactivo e ajustado ao contexto e desafios actuais. Espera que esta avaliação apoie na melhoria da eficiência das intervenções e acelerar a resposta para o controlo e eliminação destas três doenças no paÃs.
Esta avaliação cujo inÃcio está previsto para 2018 será implementada pelo Observatório Nacional de Saúde de Moçambique, em colaboração com a Universidade Eduardo Mondlane e a Universidade de Johns Hopkins dos Estados Unidos da América.