
Realizaram-se entre os dias 14 e 15 de Setembro, em Quelimane – provÃncia da Zambézia, as II Jornadas CientÃficas de Saúde da Região Centro, sob o lema: Pesquisa e Inovação CientÃfica para a Melhoria dos Serviços de Saúde. O director do Instituto Nacional de Saúde (INS) desejou boas-vindas aos participantes do evento referindo que as jornadas são organizadas no âmbito da tradição do Ministério da Saúde, que se mantém desde a independência nacional.
Segundo Ilesh, o evento tem como objectivo, por um lado, divulgar resultados de actividades cientÃficas de saúde. Por outro, num contexto de governação participativa do sistema de saúde, as jornadas procuram criar um momento para discutir aspectos mais importantes de polÃticas de saúde com base em evidências cientÃficas.
Na sequência, o governador da provÃncia da Zambézia, Abdul Razak, manifestou gratidão e satisfação pela confiança depositada à cidade de Quelimane de assumir o desafio de acolher as jornadas de saúde que, no seu entender, constituem uma oportunidade para reflectir sobre a saúde da população da Zambézia, medidas preventivas e curativas e de todo o esquema de administração de saúde.
Procedendo com o discurso de abertura, a Ministra da Saúde, Nazira Abdula, afirmou que a melhoria sustentável da saúde e bem-estar do povo moçambicano só pode ser alcançada com base em polÃticas e práticas baseadas em evidências cientÃficas.
"Assim, a investigação cientÃfica, a divulgação, a discussão dos seus resultados e a incorporação destas evidências cientÃficas em polÃticas de práticas jogam um papel-chave para o alcance das nossas ambições", disse frisou Nazira.