Simpósio discute estratégias inovadoras para consolidar sistemas de saúde sustentáveis

O Instituto Nacional de Saúde (INS), em parceria com o Governo de Flandres, reuniu há dias, em Simpósio sobre Saúde Global, diversas sensibilidades com o objectivo de discutir estratégias inovadoras para consolidar sistemas de saúde sustentáveis.

Sob o lema: “Investindo na Colaboração Estratégica e Inovação para a Construção de Sistemas de Saúde Sustentáveis”, o evento realizado no edifício-Sede do INS, teve, entre outros, o objectivo de partilhar boas práticas em matéria de inovação para o fortalecimento dos sistemas de saúde, incluindo a prevenção, preparação e resposta às pandemias.

Falando durante a sessão de abertura do evento, o Vice-ministro da Saúde, Ilesh Jani, realçou o papel e a contribuição do Governo de Flandres na promoção de intervenções no domínio da saúde, com base em evidência científica e inovação.

“Nas últimas duas décadas, a colaboração entre os Governos de Flandres e de Moçambique tem contribuído de forma evidente para a consolidação e sustentabilidade do nosso sistema de saúde ao nível central e provincial”, destacou.

Na ocasião, o Director-geral do INS, Eduardo Samo Gudo, referiu que a realização do evento constitui uma oportunidade para a discussão e reflexão colectiva sobre a inovação, desenvolvimento tecnológico e outras necessidades e oportunidades neste domínio.

Intervindo sobre a temática “Experiência Internacional em Saúde Global e Inovação”, a Chefe da Missão Diplomática da Bélgica em Moçambique, Séverine de Potter, referiu que “a saúde global já não é apenas uma questão de ajuda ao desenvolvimento, mas sim uma área de interesse comum de todas as pessoas e países – onde ninguém está seguro até que todos estejam seguros, e onde todos podem contribuir, incluindo a sociedade civil, a academia e as empresas”.

Participaram do evento altos representantes dos Governos de Moçambique, parceiros de cooperação da área de saúde, investigadores e docentes da instituições de ensino superior e representantes da sociedade civil, entre outros.