Organizado o primeiro simpósio da Residência Médica em Saúde Pública

O Colégio de Saúde Pública em coordenação com o Instituto Nacional de Saúde (INS), Ministério da Saúde (MISAU) e Universidade Eduardo Mondlane (UEM), realizou entre os dias 25 e 26 de Maio, o primeiro Simpósio da Residência Medica em Saúde Pública, com o objectivo de divulgar as actividades que são desenvolvidas no âmbito de formação dos Médicos Especialistas na área de Saúde Pública.
A abertura do evento foi dirigida pelo Vice-Ministro da Saúde, Mouzinho Saúde, que, na ocasião, apelou a todos os residentes de saúde pública a multiplicarem esforços para melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos. 
Martinho Dgedge, docente e coordenador da especialidade, deu uma resenha histórica da criação do Colégio ao referir que 2009 foi o ano no qual foram inscritos os 3 primeiros residentes de saúde pública. Contudo, destacou 2010 como sendo o ano da criação do colégio e o ano seguinte (2011) como sendo o ano do iní­cio da formação com base em programa elaborado especificamente para o efeito. 
Esta é a especialidade mais jovem ao nível da Ordem dos Médicos e os trabalhos apresentados no simpósio constituem uma evidência prática de saúde pública, uma vez que os dados foram todos colhidos nas unidades sanitárias do país, disse Dgedge. 
As Residências Médicas são espaços académicos onde são formados diversos médicos em várias especialidades, com destaque para Gastro, Anestesia, Pediatria, Emergências, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrí­cia, Medicina Interna, Saúde Pública, Reanimação, Imagiologia, Medicina Ocupacional, entre outras áreas. 
A Residência em Saúde Pública encontra-se sedeada no INS, local que permite aos estudantes acederem ao ambiente cientí­fico que é um elemento fundamental para o desenvolvimento da componente cientí­fica nos residentes. 
O simpósio contou com a participação de dirigentes do sector de saúde, especialistas de saúde, médicos, pesquisadores, profissionais de diversas unidades sanitárias, estudantes da residência médica, membros da comunidade, entre outros convidados.