INS capacita investigadores, docentes e profissionais de Saúde da província de Maputo na área de investigação

Decorre, desde a última segunda-feira (20.06.2022), o curso de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos e Metodologia de Investigação Científica, sob coordenação da Direcção de Pesquisa em Saúde e Bem-Estar do Instituto Nacional de Saúde (INS) e Direcção Provincial de Saúde de Maputo (DPSM), com o objectivo principal de dotar os participantes de conhecimentos gerais sobre a elaboração de um projecto de pesquisa na área de saúde e sua implementação.

O curso, destinado a investigadores e profissionais de Saúde da província de Maputo, decorre em formato presencial na cidade da Matola e junta 25 profissionais de Saúde da DPSM a nível dos distritos e do Centro Regional de Desenvolvimento Sanitário (CRDS).

Como resultado, espera-se que, ao fim da capacitação, os participantes sejam capazes de elaborar um protocolo de pesquisa em saúde e implementar, respeitando as questões éticas e com boa qualidade técnico-científica.

O curso de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos e Metodologia de Investigação Científica é parte de um leque de formações que a Direcção de Pesquisa em Saúde e Bem-Estar tem no calendário de actividades do ano em curso, não sendo o único.

Entre os dias 04 e 13 de Maio último, teve lugar o curso de Análise Avançada de Dados, com a facilitação de professoras do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Portugal (IHMT). Trata-se de uma formação que alcançou 26 participantes, entre profissionais de Saúde, docentes e investigadores na área de Saúde.

Ainda na mesma senda, no fim de Julho próximo, vai decorrer, nas províncias de Gaza e Zambézia, nas cidades de Xai-Xai e Quelimane, respectivamente, o curso inicial de Metodologia de Investigação Científica, que deverá juntar docentes, investigadores e estudantes na área em relevo.