Samo Gudo

INS dedica Volume 6 da Revista Moçambicana de Ciências de Saúde a causa da Covid-19

O Instituto Nacional de Saúde (INS) lançou esta quinta-feira, 26 de Novembro, nas suas instalações em Marracuene, o Volume 6 da Revista Moçambicana de Ciências de Saúde, uma edição dedicada a estudos virados ao novo coronavírus.

A publicação, cuja periodicidade é semestral, aborda matérias ligadas às Ciências de Saúde, e traz os principais trabalhos de saúde desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Saúde e outras instituições de pesquisa nacionais e académicas ligadas à produção do conhecimento no país.

Falando durante o acto de lançamento do Volume 6, o Director-geral adjunto do INS, Eduardo Samo Gudo, referiu que a Revista é um grande contributo para a sociedade e o desenvolvimento científico do país, tendo em conta que “traz uma diversidade de resultados de pesquisas originais, artigos de opinião, descrição de casos e artigos de educação médica”.

Por isso, acrescentou Samo Gudo, “esperamos que esta seja mais uma contribuição no combate ao novo Coronavírus no nosso país, ao trazer evidência científica para a tomada de decisões para a prevenção e controle da Covid-19. Apesar de estarmos cientes de que este não é o fim, o caminho é longo, pelo que os nossos pesquisadores continuam no campo em busca de respostas para fazer frente a actual pandemia”.

Já a directora para a Área de Pesquisa em Saúde e Bem-estar no INS, Sónia Enosse, a quem coube-lhe fazer a apresentação da revista, referiu que o volume 6 da Revista Moçambicana de Ciências de Saúde traz uma diversidade de matérias fruto da pesquisa científica sobre a Covid-19 em Moçambique, sendo constituído de artigos originais, artigos de opinião, uma secção de arte, cultura e saúde, educação e de eventos. 

Além disso, “o volume contém um obituário dedicado a Ricardo Thompson, que em vida foi funcionário do INS, tendo desempenhado diferentes funções, entre as quais a de Director Científico do Instituto Nacional de Saúde entre os anos de 2001 e 2008”.

O evento de lançamento deste número da Revista Moçambicana de Ciências de Saúde contou com a participação de alguns autores, convidados de Instituições de Pesquisa e de Ensino na área de Saúde, Parceiros de Cooperação e Especialistas da área de Investigação em Saúde, e quadros do INS.

O 6º volume da Revista Moçambicana de Ciências de Saúde encontra-se disponível em https://bit.ly/RMCS2020.