INS e INADE acordam cooperar na formação e investigação nas áreas de saúde e desporto

O Instituto Nacional de Saúde (INS) e o Instituto Nacional de Desportos (INADE) assinaram, ontem (10), um memorando de entendimento, visando reforçar a colaboração entre as duas instituições nas áreas de formação e pesquisa no desporto e saúde.

Na ocasião, o Director-Geral do INS, Ilesh Jani, disse que o memorando vai servir de catalisador para a geração de evidência científica relevante para a actividade física e desportiva, para além de influenciar a definição de políticas públicas para a melhoria da vida da sociedade moçambicana, sendo o desporto e a saúde áreas críticas para o desenvolvimento sustentável do país.

“Estas áreas são interdependentes e jogam um papel sinérgico na promoção do bem-estar da sociedade”, sublinhou.

Por sua vez, o Director-Geral do INADE, Elias Wiliamo, disse que, com o memorando, a cooperação entre as instituições assume um papel importante para a realização das suas missões estatutárias e objectivos, bem como para a prossecução da agenda do desenvolvimento nacional.

As instituições vão cooperar em acções de saúde, desporto, actividade física e investigação científica, incluindo a pesquisa de implementação, inquéritos de saúde, formação, divulgação científica e debate de ideias.

A assinatura do referido memorando foi antecedida de uma mesa redonda, intitulada “Melhorando a saúde individual e colectiva através da actividade física e desporto”.

A Mesa redonda teve como oradores especialistas nacionais das áreas da saúde, desporto e planeamento urbano, nomeadamente: Doutora Ana Olga Mocumbi, Engenheiro Silva Magaia, Doutor António Prista e Doutora Lucília Mangana.