É Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique (1995), possui um Diploma em Metodologia de Investigação Científica pela Universidade de Copenhaga na Dinamarca (1999) e é Doutorada em Epidemiologia Molecular Médica pela mesma universidade (2004).

Tem experiência em pesquisa nas áreas de epidemiologia, biologia da Malária e outras parasitoses sanguíneas, HIV/SIDA e particular interesse em Metodologia de Investigação Científica e Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. Tem artigos publicados nas revistas PloSone, Malaria Journal, Emerging Infectious disease, Journal of Medical Virology e American Journal of Tropical Medicine and Hygiene.

Entre os anos 2011 e 2017 ocupou o cargo de Presidente do Comité Institucional de Bioética para Saúde do INS, de 2013 a 2014 foi Ponto Focal do Ministério da Saúde para assuntos da Aliança dos Líderes Africanos contra Malária (ALMA) na Presidência da República, de 2015 a 2019 foi Chefe de Departamento Central de Ensino, Informação e Comunicação do Instituto Nacional de Saúde. É actualmente Directora Nacional para a Área de Pesquisa em Saúde e Bem-Estar no INS.