Laboratório de Isolamento Viral do INS Certificado para o Ensaio Detecção e Subtipagem de Vírus Respiratórios por PCR em Tempo Real

A prestação de serviços de referência laboratorial é essencial para assegurar cuidados de saúde aos utentes, monitoria do estado da doença, assim como para a vigilância e controle de casos incidentes em saúde, sustentação de programas de saúde pública, sistemas de informação em saúde e geração de evidência para a tomada de decisões.

Em 2016 o Instituto Nacional de Saúde (INS) estabeleceu um regulamento para certificação de serviços laboratoriais especializados em serviços de referência laboratorial. O regulamento descreve os critérios para esta certificação que incluem desde o alinhamento estratégico à implementação de requisitos mínimos que demonstrem a implementação de um sistema de gestão de qualidade.

Durante a reunião coordenação do INS, realizada a 7 de Março de 2019, o Laboratório de Isolamento Viral do INS recebeu a certificação para o ensaio DETECÇÃO E SUBTIPAGEM DE VÍRUS RESPIRATÓRIOS POR PCR EM TEMPO REAL, que passa a ser um serviço de referência laboratorial.