IV Fórum de Pós-Graduação promove cultura de diálogo científico

O Instituto Nacional de Saúde (INS) realizou, recentemente, o IV Fórum de Pós-Graduação, um evento promovido com o principal objetivo de promover a divulgação e discussão de resultados de pesquisa entre estudantes de pós-graduação e incentivar a colaboração entre grupos de pesquisa que actuam na área de saúde.

Na abertura do evento, o Director de Formação e Comunicação em Saúde no INS, Rufino Gujamo, disse que o fórum vai promover a cultura de diálogo científico entre pós-graduandos de diferentes programas no país e identificar trabalhos inovadores que possam representar uma importante contribuição técnica e científica para a resposta aos desafios de saúde pública no país.

“Estamos conscientes de que a melhoria da nossa capacidade de resposta aos principais desafios de saúde pública passa, inevitavelmente, pela elevação da qualidade técnica e científica dos nossos recursos humanos”, vincou, assinalando que, em parceira com instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, o INS tem participado da implementação de programas de formação em áreas estratégicas ao nível da pós-graduação.

Na ocasião, a Directora científica-adjunta no Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA), Maria Bata, em representação do Director daquela instituição, Alexandre Manguele, disse que as pesquisas que resultam da formação de pós-graduação revestem-se de uma grande vantagem, por estarem alinhadas às prioridades do Governo.

“Estamos aqui para reafirmar no nosso compromisso de continuar a colaborar com o instituto e outras parcerias para elevar a produção científica e a formação em prol do desenvolvimento da nossa sociedade”, disse.

Por sua vez, o chefe do Departamento de Formação em Ciência e Tecnologia em Saúde no INS, Adolfo Vubil, falou das inovações trazidas pelo presente fórum, explicando que, desde a primeira edição, em 2016, o evento esteve virado, exclusivamente, para estudantes do INS inscritos em programas de pós-graduação, mas, desta vez, abriu-se espaço para instituições de ensino superior nacionais.

Outras inovações dizem respeito ao facto de o fórum estar a ser realizado fora do ambiente do INS pela primeira e à apresentação de trabalhos na modalidade virtual.

Participam do evento 214 estudantes de ciências de saúde, epidemiologia de campo, residência médica em saúde pública, técnicos do INS em pós-graduação em diferentes instituições e estudantes que realizam trabalhos de culminação de curso na instituição.

O IV Fórum de Pós-Graduação tem lugar no Centro de Conferências Joaquim Chissano, na cidade de Maputo. Com duração de dois dias, conta com a apresentação de um total de 38 trabalhos, cuja maioria traz resultados definitivos, com maior expressão na área de saúde pública e ciências de saúde, com cerca de 50 e 18 por cento, respectivamente.