Resultados de pesquisa apresentados nas II Jornadas de Saúde da Região Centro

Realizaram-se entre os dias 14 e 15 de Setembro, em Quelimane, da Zambézia, as II Jornadas Cientí­ficas de Saúde da Região Centro, sob o lema: Pesquisa e Inovação Cientí­fica para a Melhoria dos Serviços de Saúde. O director do Instituto Nacional de Saúde (INS) desejou boas-vindas aos participantes do evento referindo que as jornadas são organizadas no âmbito da tradição do Ministério da Saúde, que se mantém desde a independência nacional.

Segundo Ilesh, o evento tem como objectivo, por um lado, divulgar resultados de actividades cientí­ficas de saúde. Por outro, num contexto de governação participativa do sistema de saúde, as jornadas procuram criar um momento para discutir aspectos mais importantes de polí­ticas de saúde com base em evidências cientí­ficas.

Na sequência, o governador da proví­ncia da Zambézia, Abdul Razak, manifestou gratidão e satisfação pela confiança depositada à  cidade de Quelimane de assumir o desafío de acolher as jornadas de saúde que, no seu entender, constituem uma oportunidade para reflectir sobre a saúde da população da Zambézia, medidas preventivas e curativas e de todo o esquema de administração de saúde.

Procedendo com o discurso de abertura, a Ministra da Saúde, Nazira Abdula, afirmou que a melhoria sustentável da saúde e bem-estar do povo moçambicano só pode ser alcançada com base em polí­ticas e práticas baseadas em evidências cientí­ficas. 
"Assim, a investigação cientí­fica, a divulgação, a discussão dos seus resultados e a incorporação destas evidências cientí­ficas em polí­ticas de práticas, jogam um papel-chave para o alcance das nossas ambições",frisou Nazira.