Lançado FETP Linha de Frente em Moçambique

Foi lançada, no país, a primeira coorte do nível Linha de Frente do Programa de Formação em Epidemiologia de Campo de Moçambique (Moz-FETP). O Acto teve lugar no dia 30 de Agosto último. Tratava-se dum programa de formação baseado em desenvolvimento de competências e em práticas em serviço, concebido para construir capacidade de saúde pública sustentável em epidemiologia aplicada, com três níveis de formação.

Com o objectivo principal de treinar profissionais de saúde, para fortalecer a capacidade de resposta a surtos e emergências em saúde pública. O referido programa foi estabelecido pelo Ministério da Saúde em Agosto de 2010, através do Instituto Nacional de Saúde, em colaboração com a Direcção Nacional de Saúde Publica e a Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, com o apoio técnico do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC).

O FETP Linha de Frente é o primeiro nível do programa FETP, caracterizado por um treinamento de curta duração de três meses, com vista a reforçar a capacidade de saúde pública local e fortalecer o sistema de vigilância epidemiológica do país, através da detecção, pesquisa, do controlo e prevenção eficaz de doenças. Este nível é voltado para profissionais de saúde que actuam na linha de frente nos diferentes níveis do sistema de vigilância.

A primeira coorte do nível Linha de Frente é composta por 12 formandos, que participaram de um workshop didático de 30 de Agosto a 03 de Setembro do ano em curso em Maputo. Estes formandos foram seleccionados priorizando o nível central do Ministério da Saúde e do Ministério da Agricultura.

Os tópicos abordados no workshop incluíram a introdução à saúde pública, vigilância epidemiológica, colheita de dados, definições de casos e lista de casos, investigação de casos, qualidade dos dados, resumo das estatísticas e da frequência de doenças, interpretação e apresentação dos dados, monitoria e avaliação, o uso do Excel e análise SWOT (FOFA). A segunda e terceira oficina de trabalho estão previstas para o mês de Outubro.

Para além do CDC, o FETP-Linha de Frente conta com o apoio da Rede Africana de Epidemiologia de Campo (AFENET).

Uma imagem com pessoa, chão, grupo, pose

Descrição gerada automaticamente