Maior evento científico de saúde em Moçambique mais perto

O Instituto Nacional de Saúde (INS) realiza, a partir da próxima quarta-feira (8), o maior evento científico sobre saúde no país. Trata-se das Jornadas Nacionais de Saúde que, este ano, decorrem na sua XVII edição, sob o lema “Promovendo a segurança sanitária e o desenvolvimento sustentável através da investigação científica transdisciplinar”.

Entre outros objectivos, o evento tem em vista promover a investigação e disseminação de resultados de pesquisa em Saúde no país; promover a cultura de tomada de decisão em saúde baseada em evidência científica; estreitar a comunicação e a colaboração multidisciplinar em aspectos ligados à saúde pública e destacar o contexto crítico das doenças infecciosas nos problemas de saúde.

Devido às limitações provocadas pela pandemia do novo Coronavírus, a participação vai ser em formato híbrido, contando com participantes presenciais, de acordo com o limite estabelecido pelo decreto presidencial em vigor sobre a COVID-19, e virtual, devendo este último modelo assegurar a maioria dos participantes. A Televisão de Moçambique e a Rádio Moçambique vão transmitir o evento.

Durante três dias consecutivos, vão ser apresentados mais de 470 resultados de pesquisa sobre saúde e áreas afins, em três sessões plenárias, 21 sessões paralelas e 14 simpósios, que vão juntar investigadores e docentes de diferentes instituições de pesquisa e ensino superior a nível nacional e internacional.

As melhores apresentações nos formatos oral e pôster serão premiados. O destaque vai para o prémio Jorge Barreto, destinado a prestigiar e reconhecer jovens investigadores cujo contributo científico e intelectual na área da saúde tem sido notável.

As Jornadas Nacionais de Saúde são um evento de âmbito nacional, organizado desde 1976, obedecendo uma periodicidade trienal, durante o qual são apresentados e discutidos resultados de investigação científica no domínio da saúde e áreas afins.

O acto de abertura das XVII Jornadas Nacionais de Saúde vai ter lugar no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, na cidade de Maputo, local que vai acolher os participantes presenciais.