Ministro da Saúde visita INS e recomenda mais produção científica na instituição

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, visitou esta segunda-feira, 14 de Dezembro, a sede do Instituto Nacional de Saúde (INS), no Distrito de Marracuene, Província de Maputo, com vista a fazer o acompanhamento das actividades desta instituição.

A visita teve dois momentos. O primeiro consistiu na apreciação das principais áreas de actividade da instituição, com destaque para os laboratórios de entomologia, microbiologia, genética/biotecnologia e virologia. O segundo momento consistiu numa reunião com o Conselho de Direcção do INS.

Falando durante a reunião com o Conselho de Direcção, o Ministro da Saúde congratulou os funcionários do INS pela dedicação e profissionalismo demonstrados na resposta à pandemia da Covid-19.

O Ministro da Saúde sublinhou a importância da evidência científica para informar as políticas de saúde. Neste contexto, o INS deve investir na melhoria do perfil dos seus investigadores e incrementar a produção científica da instituição, principalmente no que toca aos problemas de saúde pública de maior relevância para o país.

Igualmente, o Ministro da Saúde desafiou o INS a estabelecer um programa de desenvolvimento e inovação tecnológica com base no conhecimento local.

Ministro da Saúde, Armindo Tiago