Moçambique acolhe Conferência Internacional sobre pesquisa e tratamento do HIV

A Directora-geral Adjunta do Instituto Nacional de Saúde (INS), Sofia Viegas, lançou esta quinta-feira, em Marracuene, província de Maputo, a Conferência Internacional de Pesquisa sobre Tratamento, Patogénese e Prevenção do HIV em regiões com Escassez de Recursos, denominada INTEREST – 2023.

A INTEREST – 2023 é um evento científico sobre o HIV no continente africano, que tem como objectivo discutir os principais resultados de pesquisa científica na área do HIV, que vai juntar presencialmente cerca de 800 especialistas de vários países de África e de outros continentes, que trabalham na área de saúde em geral, e HIV em particular.

Falando no acto, Sofia Viegas explicou que a escolha de Moçambique como país anfitrião deste evento resulta do reconhecimento e progressos que o país tem vindo a registar no que concerne a produção do conhecimento nesta área, bem como no crescimento e fortalecimento das instituições técnico-científicas locais, particularmente na área do HIV/SIDA.

“A realização deste evento no país vai, também, permitir uma maior exposição internacional da ciência que se faz no nosso país na área do HIV, em particular, e da saúde, em geral. Igualmente, os investigadores moçambicanos terão oportunidade para estabelecer contactos com os seus pares e constituir parcerias com cientistas de vários países da África e de outros continentes”, acrescentou.

A conferência, que vai juntar cerca de mil pessoas, terá lugar 9 a 12 de Maio do ano em curso, na cidade de Maputo, tendo como co-organizadores o INS e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em estreita colaboração com a Coordenação Internacional do INTEREST-2023.

Na conferência serão apresentados cerca de 700 trabalhos científicos, entre apresentações orais e pósters. Deste número, cerca de 110 são de investigadores de instituições científicas moçambicanas.

Na ocasião, a co-presidente do comité local, Esperança Sevene, explicou que a conferência vai debater 17 tópicos, com destaque para o tratamento antirretroviral e cuidados com o HIV; Ciências básicas e cura do HIV; Envolvimento da comunidade/sociedade civil; COVID-19 em África; Economia, financiamento inovador, objetivos de desenvolvimento; Epidemiologia; Fortalecimento do sistema de saúde; Ciência da implementação, eficácia de custo e modelagem; Prevenção do HIV e novas tecnologias (PrEP, vacinas, anticorpos), entre outros.

A conferência INTEREST foi iniciada em 2007, em Kampala, Uganda, e de lá a esta parte a reunião é realizada anualmente de forma presencial, sendo que apenas em 2021 foi realizada de forma virtual devido a pandemia da COVID-19.

Importa referir que esta é a segunda vez que o país acolhe a conferência INTEREST, a primeira foi em 2010, na cidade de Maputo.