Na tomada de posse de Directores: Ministro da Saúde quer pragmatismo no sector

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, conferiu posse, na manhã desta quarta-feira (01.06), a três directores do Instituto Nacional de Saúde (INS). Trata-se de Sérgio Chicumbe, designado Director Nacional de Pesquisa em Saúde e Bem-Estar, Ivalda Macicame, nomeada Directora Nacional para a área de Inquérito e Observação em Saúde, e Rufino Gujamo, designado Director Nacional de Formação e Comunicação em Saúde. Na ocasião, o Ministro chamou aos empossados a privilegiarem a comunicação correcta e a serem criativos e proactivos no exercício das suas funções.

“O país está em processo de implementação de um novo paradigma de programação descentralizada, o que demanda, do sector da Saúde, uma redefinição de funções e estruturas operacionais, para responder a esse paradigma. A Política de Saúde e a respectiva estratégia de implementação aprovadas pelo Governo estão orientados para abordar a saúde com base em determinantes sociais”, referiu o Ministro.

Armindo Tiago explicou que os aspectos acima arrolados demandam, de todos, criatividade, proactividade e uma actuação dentro do quadro legislativo no contexto de um Sistema Nacional de Saúde que envolve os sistemas público, privado e a comunidade.

“É neste âmbito que todos somos chamados a assegurar a implementação dos programas e políticas governamentais definidos para o sector da Saúde em benefício da saúde e do bem-estar da população moçambicana”, vincou o ministro, assinalando a necessidade de se dar primazia à colaboração interinstitucional e ao aprofundamento da investigação no sector.

Igualmente, tomaram posse outros três quadros do sector da Saúde, designadamente Lígia Tembe, designada Administradora Executiva para área Técnico Científica na Autoridade Nacional Reguladora de Medicamentos, IP; Alberto Chambe, nomeado Administrador Executivo para área de Operações de Pesquisa na Autoridade Nacional Reguladora de Medicamentos, IP, e Leonildo Nhapossa, designado Director do Programa de Vacinação Alargada na Direcção Nacional de Saúde Pública.

A cerimónia teve lugar no Ministério da Saúde (MISAU), na cidade de Maputo, e foi testemunhada pelos membros do Conselho Consultivo do Ministro.