Ministra da Saúde faz avaliação positiva do prosseguimento do inquérito SARA

O Instituto Nacional de Saúde (INS), em parceria com a Direcção de Planificação e Cooperação (DPC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), implementa o Inquérito Nacional de Infra-estruturas, Recursos Humanos, Equipamentos e Serviços de Saúde, abreviadamente designado "SARA". O objectivo deste é o de gerar informação actualizada e cientificamente válida sobre a prestação e planificação dos serviços de saúde em Moçambique. O Inquérito tem o patrocínio do Ministério da Saúde, da OMS e do Governo do Canadá.

A Ministra da Saúde, Nazira Abdula, fazendo-se acompanhar pelo Alto-comissário do Canadá, a representante da OMS, o Director Geral do Instituto Nacional de Saúde, a equipa técnica central do SARA e autoridades locais da província de Inhambane, realizou uma visita de acompanhamento ao trabalho de campo e progresso do SARA, com referência ao desempenho ao nível nacional.

A delegação presenciou o processo de implementação do Inquérito, na práctica, no centro de saúde da Maxixe, incluindo a recolha, validação, controlo de qualidade e gestão da recolha de dados. Na ocasião, a Ministra interagiu com a equipa do SARA e procedeu a recepção simbólica dos meios para implementação do SARA, incluindo viaturas, equipamento informático e de campo, adquiridos com fundos do Governo do Canadá.

Durante a cerimónia, Nazira fez a entrega simbólica das viaturas e de todo o equipamento ao Director do INS, Ilesh Jani, tendo encorajado aos utilizadores do equipamento a fazer o seu melhor uso e conservação, de modo a que os meios sejam futuramente utilizados para a realização regular de inquéritos e avaliações similares.

De referir que cerca de 2500 unidades de saúde a nível nacional já foram inquiridas, o que corresponde a cobertura de 71% do total de unidades de saúde previstas. Deste modo, Nazira Abdula, avaliou positivamente o progresso do trabalho de recolha de dados deste Inquérito, que deverá ser concluído no próximo mês de Agosto.