Moçambique pretende fortalecer a capacidade nacional na área de doenças zoonóticas

Entre os dias 20 e 31 de Agosto de 2018, Profissionais de saúde humana e animal foram treinados em matéria de zoonoses no Instituto Nacional de Saúde (INS) como forma de fortalecer a capacidade na área de doenças zoonóticas em Moçambique.

Ministrada numa abordagem “One Health”, a formação de formadores privilegiou a componente teórica e prática, sendo que a teórica ocorreu nas instalações do INS, em Marracuene e a prática no distrito de Moamba, província de Maputo.

A realização das aulas prática visava relacionar os preceitos teóricos aprendidos, com a realidade do terreno, fazendo desta forma uma avaliação da interacção entre Homem, animal (domésticos e selvagens) e o ambiente de modo a entender o contexto One Health.

A formação foi orientada por uma equipa brasileira especializada em One Helth e foi organizada pelo INS em colaboração com a Agência Internacional de Institutos de Saúde Pública e contou com a participação dos técnicos de nível central provenientes dos ministérios de Saúde, Agricultura e Segurança Alimentar, Terra, ambiente e Desenvolvimento Rural e Ministério de Mar, Águas Interiores e Pesca.