Parlamentares da ACP-EU visitam INS

Parlamentares da Assembleia da República (AR), Assembleia Parlamentar Paritária (APP) – África, Caraíbas e Pacíficos (ACP) e da União Europeia (UE) visitaram, recentemente, as instalações do Instituto Nacional de Saúde (INS), com o objectivo de se inteirar da experiência de Moçambique no que concerne à gestão da Covid-19.

A delegação de parlamentares da ACP-UE reuniu-se com a Direcção-Geral do INS e visitou os laboratórios da instituição, onde recebeu explicações sobre o seu funcionamento.

O Director-Geral (DG) do INS, Ilesh Jani, esclareceu que, em Moçambique, a resposta à pandemia foi alicerçada em bases científicas e no diálogo permanente com a sociedade, liderança das estruturas políticas nacionais e locais, assim como no engajamento de todas as forças vivas da sociedade, o que permitiu uma resposta coordenada ao nível do país.

“O INS contribuiu para a resposta à COVID-19, alinhando as suas funções essenciais às necessidades e dinâmicas da pandemia, através da investigação, vigilância, formação e comunicação, de acordo com aquelas que eram as necessidades do país”, explicou.

Ainda segundo o dirigente, a vacinação é uma história de sucesso em Moçambique, porque foram definidos critérios transparentes de priorização com base científica e ética, aprovados pelas autoridades políticas do país, tendo havido necessidade desta definição pelo facto de o acesso às vacinas ter sido gradual.

Actualmente, segundo Ilesh Jani, a cobertura vacinal, em pessoas com mais de 18 anos, está acima de 95 por cento, o que torna Moçambique um dos países de África com a cobertura mais alta na população em geral.

Neste momento, estão em curso dois processos importantes relacionados com a avaliação científica da efectividade da vacinação. No próximo mês, vai-se iniciar o inquérito de cobertura vacinal para verificar os dados da cobertura administrativa.

Igualmente, o DG salientou que as medidas de contenção da COVID-19 foram baseadas em instrumentos legais, revistos e aprovados pela AR.

Na ocasião, Dewanchandrebhose Sharman, membro da ACP-EU, elogiou o empenho de Moçambique na gestão da COVID-19 e chamou os outros países a capitalizarem a experiência do país em situações de género, podendo fazer réplica da prática moçambicana.

O representante do parlamento moçambicano, Eduardo Namburete, assumiu o mesmo posicionamento, enaltecendo o trabalho realizado pelo INS durante os últimos anos, sobretudo na gestão da pandemia do novo Coronavírus.

A visita dos parlamentares insere-se no quadro da 42ª sessão da ACP-EU, que teve lugar no país.