Perto de 500 trabalhos serão apresentados nas XVII Jornadas Nacionais de Saúde

A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA

Vai ter lugar, entre esta quarta-feira (8) e dia 10 de Setembro corrente, o maior evento de divulgação de resultados de investigação científica do país no sector da Saúde, durante o qual, de acordo com os organizadores, vai cruzar a apresentação de 471 trabalhos científicos de investigadores moçambicanos e estrangeiros. Trata-se das Jornadas Nacionais de Saúde que, este ano, decorrem na sua XVII edição.

O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Saúde (INS), em colaboração com parceiros de cooperação. Ao todo, estão agendadas três sessões plenárias, 21 sessões paralelas e 14 simpósios, estimando-se que participem cerca de 1.500 pessoas.

A delegada do INS na cidade de Maputo, Edna Viegas, durante uma conferência de imprensa sobre o evento, realizada na tarde desta segunda-feira, fez saber que, os trabalhos vão ser apresentados num quadro de três categorias temáticas, nomeadamente: Epidemiologia e saúde pública, Ciências clínica e biomédica, e Ciências sociais e comportamentais e ambientais. Cada uma delas, segundo a interlocutora, compreende sub-categorias específicas.

Edna Viegas, Presidente do Comité Científico das XVII Jornadas Nacionais de Saúde

Sobre o destino dos trabalhos científicos a serem divulgados no evento, Edna Viegas esclareceu que todos eles vão ser publicados numa edição especial da Revista Moçambicana de Ciências de Saúde, que está a ser preparada com vista a ser lançada ainda em simultâneo com o decurso das jornadas, de modo que os inscritos e a sociedade, em geral, tenham acesso.

“Esperamos que as nossas Jornadas Nacionais de Saúde sejam, como as anteriores, um fórum de discussão, um fórum não só de divulgação de actividades científicas, mas também um fórum que nos permita fazer algumas discussões estratégicas no campo de políticas de saúde e implementação destes resultados de pesquisa, para resolver os problemas de saúde da nossa população”, vincou.

Viegas assegura que, apesar de a época presente ser atípica, estão criadas as condições de estabelecimento de debates a partir das plataformas electrónicas da instituição organizadora, o que vai garantir que todos os participantes que se inscreverem tenham a possibilidade de interagir com os oradores.

Lema do evento alinhado aos ODS

Na mesma ocasião, o director de Formação e Comunicação do INS, Rufino Gujamo, partilhou os objectivos centrais das Jornadas Nacionais de Saúde, tendo sublinhado que, essencialmente, o evento visa assegurar a divulgação das evidências científicas geradas no país no campo da saúde, promover a colaboração entre os investigadores e, sobretudo, discutir os resultados de investigação científica feita no sector da Saúde e áreas afins.

O lema do evento é “Promovendo a segurança sanitária e o desenvolvimento sustentável através da investigação científica transdisciplinar”, cuja escolha, segundo Rufino Gujamo, fundamenta-se no reconhecimento de que não é possível alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS ) sem que se tenha a segurança sanitária, da mesma forma que é impossível alcançar a segurança sanitária sem a investigação científica transdisciplinar.

“A investigação científica transdisciplinar pode contribuir, significativamente, para o alcance da segurança sanitária e, também, para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”, defendeu.

As melhores apresentações nos formatos oral e pôster serão premiados. Sobre este aspecto, Gujamo destacou o prémio Jorge Barreto, destinado a reconhecer jovens cientistas moçambicanos que têm uma contribuição notável na área da investigação cintífica em saúde.

Rufino Gujamo, Diretor de Formação de Comunicação em Saúde do INS

As Jornadas Nacionais de Saúde são um evento de âmbito nacional, organizado desde 1976, obedecendo uma periodicidade trienal, durante o qual são apresentados e discutidos resultados de investigação científica no domínio da saúde.

Desta vez, nas palavras do dirigente, o evento vai juntar investigadores da área de saúde e afins, profissionais de saúde, docentes, estudantes do ensino superiro, tomadores de decisão em diferentes níveis, representantes da sociedade civil, bem como parceiros de cooperação, entre outros participantes.

A fonte esclareceu que, devido às limitações impostas pela pandemia do novo Coronavírus, a participação vai ser em formato híbrido, contando com participantes presenciais, mediante a observância das condições de prevenção contra a COVID-19, até porque já estão estabelecidas as regras e os mecanismos de biossegurança a serem observados.

Ainda sobre o aspecto acima, a fonte explicou que os participantes inscritos, através do website do INS em www.jns.gov.mz, terão acesso a todas as salas de sessões, podendo acompanhar, em tempo real, todas as discussões das temáticas de seu interesse. Gujamo anota que esta é uma das inovações da presente edição.

O acto de abertura das XVII Jornadas Nacionais de Saúde vai ter lugar no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, na cidade de Maputo, local que vai acolher os participantes presenciais, sendo aqueles que vão proceder a apresentações orais dos seus trabalhos.