Pesquisas em saúde registam avanços na cidade de Maputo

A Delegação Provincial do Instituto Nacional de Saúde da Cidade de Maputo está num bom ritmo na investigação de várias doenças, com destaque para a tuberculose, malária e Covid-19.

A informação foi avançada na manhã desta sexta-feira (14/10/22), aquando da visita de trabalho que o Secretário de Estado na cidade de Maputo, Vicente Joaquim, efectuou à instituição no âmbito das visitas que o dirigente está a realizar às instituições da cidade para avaliar o grau de cumprimento do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024.

Na ocasião, Vicente Joaquim escalou os laboratórios do Centro de Investigação e Treino em Saúde da Polana Caniço (CISPOC) e da Unidade de Investigação Biomédica de Mavalane, onde interagiu com os funcionários e lhe foi informado que os dois centros realizam actividades de pesquisas clínicas a um bom ritmo, facto que mereceu encorajamento para mais dedicação dos pesquisadores.

“Estão de parabéns os nossos técnicos pelos avanços registados na pesquisa de várias doenças que apoquentam a nossa população, com destaque para a tuberculose, malária e covid-19. Os resultados são satisfatórios e isto fará com que a nossa população tenha melhor qualidade de vida porque as soluções serão encontradas localmente”, disse Joaquim.

Num outro desenvolvimento, Vicente Joaquim disse que, para além das actividades de investigação e vigilância, os laboratórios de pesquisas servem também como plataforma de formação de estudantes de licenciatura e pós-graduação e de treino para profissionais de saúde na área de investigação, o que vai garantir com que os estudantes formados nestas áreas tenham a componente prática e, consequentemente, prestarão melhores serviços.

Ainda nesta visita o Governante ofereceu ao Hospital Geral da Polana Caniço um ventilador e diversos materiais hospitalares.