Representante da FHI 360 elogia potencialidades de pesquisa do INS

O director de Saúde Global, População e Nutrição da organização internacional  FHI 360, Otto Chabikuli, visitou, na última sexta-feira (29), o Instituto Nacional de Saúde (INS), com foco nos laboratórios de referência da instituição em Marracuene, província de Maputo.

Na companhia do Director-Geral do INS, Ilesh Jani, Chabikuli conheceu as diversas componentes do edifício do INS, tendo ficado emplogado com os laboratórios nacionais de referência aqui existentes.

“Ao visitar as instalações do INS, fiquei muito impressionado com tudo  o que vi. Não esperava isto! Na verdade, esperava talvez uma estrutura rudimentar. Estou marravilhado com as potencialidades de pesquisa inovadoras e só me resta parabenizar a liderança do instituto pelo trabalho até aqui realizado”, sublinhou.

A Entomologia foi o primeiro ponto da visita. Neste laboratório, Otto Chabikuli conheceu  a sala de insectos imaturos e a sala onde são testadas todas as redes mosquiteiras que chegam a Moçambique, avaliando-se o tempo que o insecticida fica impregnado na rede, assim como o tempo que o mosquito leva para morrer depois de entrar em contacto com a rede.

Ilesh Jani informou que este laboratório tem estado a trabalhar com o Programa Nacional de Combate à Malária e disse que, para além da colónia de mosquitos, vai incluir outro tipo de insectos nos próximos tempos.

Outros laboratórios visitados são os de Microbiologia, Biologia Molecular e de Tuberculose. Durante as sessões de apresentação, o visitante ficou a saber que cada um deles usa uma tecnologia de alta qualidade, com destaque para o Cobas 6800, usado na testagem de COVID-19 e que será usado, igualmente, para outros patógenos como Vírus do Papiloma Humano, Tuberculose e Hepatite B.

Falando sobre a pesquisa, Chabikuil disse que o INS tem uma abordagem filosófica e única, na medida em que combina a saúde pública e a pesquisa, influenciando facilmente, deste modo, as políticas e os programas de saúde, por meio de evidências geradas pela pesquisa.

Otto Chabikuli vincou o desejo de continuar a trabalhar com o INS em diferentes programas de saúde, tais como HIV, tuberculose e saúde materno-infantil.

A FHI 360 é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas nos Estados Unidos da América e em todo o mundo, tendo como áreas de actuação a sociedade civil, saúde, educação, nutrição, pesquisa, tecnologia, juventude, comunicação e marketing social, o desenvolvimento económico, meio ambiente e género.