Técnicos da Saúde capacitados em Biossegurança

Iniciou esta segunda-feira, 1 de Março, nas instalações centrais do Instituto Nacional de Saúde (INS) em Marracuene, província de Maputo, a formação de formadores em matéria de Biossegurança, com vista à criação de capacidade de formação ao nível das onze províncias de Moçambique.

Com duração de quatro dias, a formação em alusão é orientada por especialistas do INS e abrange 19 profissionais de Saúde provenientes das três delegações do INS e de todas as províncias de Saúde, incluindo técnicos da Direcção Nacional de Assistência Medica e da Direcção de Saúde da Cidade de Maputo.

Falando no arranque do treino, o Director de Formação e Comunicação em saúde no INS, Rufino Gujamo, explicou que esta instituição tem estado envolvido em actividades de resposta à COVID-19 no país, através de varias acções, dentre as quais se destaca a implementação de programas de formação sobre esta doença.

Gujamo acrescentou que desta formação espera-se que os participantes possam adquirir competências técnicas para a realização de actividades de rotina em segurança, principalmente no contexto da pandemia da COVID-19. Para além do desenvolvimento de sistemas e programas de gestão de biossegurança e bioprotecção, espera-se que os participantes possam fazer a réplica da formação nas instituições e províncias de origem.

Refira-se que a formação em referência é realizada no contexto em que o país regista um crescimento significativo de número de casos positivos da COVID-19, de pacientes internados e de óbitos vítimas desta doença.