Técnicos de biologia molecular do SNS em capacitação

Decorre, desde segunda-feira última (01.08), no Instituto Nacional de Saúde (INS), um treino em matérias de Diagnóstico Precoce Infantil (DPI) e Carga Viral (CV) de HIV-1. Trata-se de um curso que tem como objectivo capacitar técnicos de biologia molecular do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e harmonizar os procedimentos nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica.

O treino, cuja realização é justificada pelo aumento do número de laboratórios, sendo necessário, por isso, assegurar o atendimento à demanda, é coordenado pelo Laboratório de Biotecnologia e Genética do INS e é facilitado por pesquisadores e especialistas da instituição.

Na capacitação, são abordados vários conteúdos, divididos em oito módulos, com destaque para a introdução ao vírus do HIV, conceitos básicos sobre o PCR convencional em tempo real, boas práticas laboratoriais e biossegurança.

Em Moçambique, a Rede de Biologia Molecular iniciou-se em 2006, com o principal objectivo de fornecer um diagnóstico definitivo de HIV a crianças menores de 18 meses expostas ao HIV. Em 2015, arrancou a expansão de laboratórios que não só realizavam testes para DPI, mas também para CV. Actualmente, o país possui um total de 15 laboratórios de biologia molecular.

Ao fim do curso, espera-se que os procedimentos, nas fases pré-analíticas, analíticas e pós-analíticas, estejam padronizados ou alinhados e que todos os técnicos estejam aptos para a realização de actividades nos seus sectores, aplicando os conhecimentos adquiridos na formação, que abrange 17 técnicos, devendo terminar na próxima sexta-feira (05).