Tete já dispõe de laboratório de saúde pública

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, inaugurou, na manhã de hoje, quarta-feira, o primeiro laboratório de saúde pública na província de Tete, uma infra-estrutura devidamente equipada com tecnologia de PCR em tempo real para a detecção de microrganismos causadores de doenças.
 
Segundo o dirigente, a inauguração constitui um marco importante na estratégia de expansão do diagnóstico laboratorial de doenças que ameaçam a saúde pública no país, na medida em que a identificação atempada e resposta rápidas aos surtos e epidemias dependem de uma rede de laboratórios com infra-estrutura adequada, tecnologia moderna e pessoal qualificado.
 
“Esta infra-estrutura vai permitir a introdução, na província de Tete, do diagnóstico especializado de outras doenças relevantes no contexto epidémico local e nacional, com ênfase para as doenças infecciosas endémicas, epidémicas e emergentes”, assegurou.
 
Armindo Tiago refere que, em paralelo com o estabelecimento da infra-estrutura, foram formados técnicos de laboratório nas áreas de biologia molecular, biossegurança e bioprotecção, o que confere à província mais recursos humanos qualificados para realizar acções de diagnóstico no âmbito da saúde pública, atenção médica e investigação científica.
 
O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Alex Warren, explicou que a infra-estrutura se enquadra no projecto desta entidade de fortalecimento do sistema de saúde.
 
Destacando a importância do empreendimento, Warren assinalou que o laboratório permite alcançar as populações vulneráveis e a redução das desigualdades geográficas, contribuindo para os objectivos do Plano Nacional Estratégico do Sector da Saúde e da Agenda 2030.
 
Por seu turno, o Director-Geral do Instituto Nacional de Saúde, Ilesh Jani, falou das funções do laboratório e do lugar privilegiado atribuído à expansão da capacidade de diagnóstico laboratorial na estratégia científica da instituição que dirige, anotando que, com a eclosão da pandemia da COVID-19, acelerou-se o processo de estabelecimento de laboratórios de saúde pública no país.

“Os laboratórios de saúde pública são estruturas de ciência e tecnologia em saúde, que têm funções complementares aos laboratórios das unidades sanitárias. As principais funções incluem a testagem especializada, principalmente no âmbito das doenças infecciosas, a garantia de qualidade das análises que são realizadas na rede de laboratórios a nível da província, a investigação científica, a vigilância de saúde e o apoio à formação do pessoal ligado à área de laboratório na província”, explicou.
 
A Secretária de Estado na referida província, Elisa Zacarias, sublinhou que o laboratório constitui um grande ganho para aquele ponto do país e comprometeu-se a garantir o pleno funcionamento do empreendimento, com vista a responder à demanda, bem como tornar a infra-estrutura num campo favorável ao fomento de novas pesquisas e provisão de serviços de qualidade, com destaque para a COVID-19, entre outras doenças emergentes.
 
O Laboratório de Saúde Pública de Tete tem capacidade para processar cerca de 400 amostras por dia. Foi construído com o apoio do PNUD.
 
Moçambique possui laboratórios de saúde pública nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Sofala e Inhambane, estando em curso o estabelecimento dos laboratórios das províncias de Niassa, Zambézia, Manica e Gaza, que deverão iniciar o seu funcionamento no próximo ano.
 
Entre outros convidados, participaram do evento o representante do Governador da província, o Administrador do distrito de Tete, a Directora do Serviço Provincial de Saúde de Tete e outros quadros do sector da Saúde.