Vacinação reduz peso da meningite pneumocócica em crianças no país

Um estudo intitulado “Impacto das Vacinas Pneumocócicas Conjugadas 10 e 13-Valente na redução do peso da meningite pneumocócica em crianças menores de 5 anos de idade em Moçambique, 2013-2020”, da autoria do investigador Aquino Nhantumbo do Instituto Nacional de Saúde, aponta para resultados positivos da vacinação contra a doença em referência.

O referido estudo levou à conclusão de que há uma rápida redução do peso da meningite pneumocócica em crianças menores de 5 anos no país e um registo de mudanças substanciais no padrão dos serotipos pneumocócicos circulantes. Igualmente, o estudo detectou a emergência de novos serotipos não vacinais.

O trabalho de pesquisa foi realizado nas três maiores unidades sanitárias das regiões sul, centro e norte do país, designadamente Hospital Central de Maputo, Hospital Central da Beira e Hospital Central de Nampula, respectivamente.

Os resultados foram apresentados na manhã desta quinta-feira, durante uma sessão paralela intitulada “Cobertura vacinal em crianças e perfil da doença pós-vacinação”, inserida nas XVII Jornadas Nacionais de Saúde, que decorrem desde ontem na cidade de Maputo.