Vacinas reforçam combate à cólera em Quelimane

Moçambique já tem vacina para fazer face à epidemia da cólera que aflige algumas regiões do país, com destaque para a cidade de Quelimane, na província da Zambézia, onde a doença tomou proporções preocupantes depois da passagem do ciclone Freddy, a 11 de Março corrente.

Segundo o chefe do Departamento de Inquéritos e Vigilância em Saúde no Instituto Nacional de Saúde e gestor nacional de Incidentes na Resposta à Cólera no Ministério da Saúde, José Paulo Langa, ao todo, chegaram no país cerca de 1.7 milhão de doses de vacinas, das quais cerca de 400 mil serão alocadas à cidade de Quelimane.

“As vacinas já chegaram ao país, num lote de cerca de 1.7 milhão de doses. Esta quantidade será dirigida para os locais onde temos surtos de cólera activos, principalmente em Quelimane, pela prioridade que se apresenta, mas também Beira, Marromeu, Chimoio e Tete”, disse, salientando que vai ser utilizada a estratégia de vacinação em massa.

Segundo o responsável, neste momento, as autoridades encontram-se a finalizar a micro-planificação, sendo que as vacinas já estão a ser aviadas para a cidade de Quelimane e prevê-se que o início da vacinação tenha lugar ao longo da próxima semana.

“As vacinas para Manica, Sofala e Tete estão também no processo de aviamento, no entanto a nossa maior preocupação é a cidade de Quelimane, por tudo o que passou”, disse indicando que a vacinação complementa as estratégias em curso para eliminar a propagação do surto. 

Até ao fim da quinta-feira última (23.03), a cidade de Quelimane contava com um cumulativo de 3340 casos de cólera, dos quais 414 haviam sido notificados nas últimas 24 horas.