Programa PhD4Moz impulsiona progresso académico e profissional dos participantes

Os beneficiários do programa PhD4Moz, uma iniciativa de fortalecimento da formação de estudantes de mestrado e doutoramento no país, afirmam que o projecto tem sido fundamental para o seu crescimento académico e profissional. Os participantes prestaram declarações durante o “Retiro Intercalar do PhD4Moz”, realizado no Instituto Nacional de Saúde (INS), em Maputo.

Implementado pelo INS, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, a Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Pedagógica de Maputo (UPM), o Instituto Karolinska da Suécia e pela Universidade de Minho (Portugal), desde o seu arranque, em 2023, tem oferecido diversos cursos gratuitos para estudantes de mestrado e doutoramento em Moçambique.

De lá até cá, muitos estudantes colheram frutos significativos com os cursos oferecidos pelo programa. Fazem parte da lista Júlia Julai, estudante de mestrado em Saúde Pública na Universidade Católica de Moçambique, Maria Feluane, doutoranda na UPM, e Plácida Maholela.

Júlia Julai conta que teve uma experiência enriquecedora com a conclusão do curso de Gestão e Liderança de Equipa. Ela descobriu o curso através da plataforma LinkedIn e relata que suas expectativas foram plenamente atendidas. A estudante destaca a relevância dos conhecimentos adquiridos para a sua actuação profissional na área da saúde, onde trabalha com diversos actores comunitários.

Por sua vez, Maria Feluane frequentou vários cursos, incluindo Excel, Escrita Académica e Inteligência Artificial (IA). Segundo ela, o último é que mais impactou sua trajectória, apesar de, inicialmente ter assumido uma posição céptica em relação à IA.

“Durante as aulas, descobri ferramentas relevantes, que impulsionaram o meu trabalho académico e expandiram os meus horizontes. Além do aprendizado técnico, o programa ajudou-me a melhorar minha organização, o que me permitiu conciliar, com mais eficiência, os meus estudos, trabalho e vida pessoal”, partilhou.

Para a interlocutora, os cursos oferecidos são de alta qualidade e contam com monitores bem preparados, o que torna o PhD4Moz numa oportunidade valiosa para qualquer académico.

Por seu turno, Plácida Maholela, já concluiu um curso de Informática e está prestes a iniciar uma formação sobre Escrita de Propostas de Financiamento. O primeiro curso contribuiu positivamente para a sua jornada académica, sendo um dos factores que a motivaram a ingressar no doutoramento da mesma área.

Maholela destaca o engajamento dos formadores e a riqueza do conhecimento partilhado. Diz ter altas expectativas para o próximo curso e acredita que, assim como o primeiro, os cursos subsequentes serão benéficos para a sua trajectória profissional.

As declarações das entrevistadas testemunham o impacto positivo que o projecto PhD4Moz tem sobre a vida de diversos estudantes moçambicanos e a importância do investimento na capacitação académica.

Entre os cursos oferecidos pelo PhD4Moz, destacam-se a gestão, liderança, tecnologia e pesquisa, que proporcionam ferramentas cruciais para aprimorar as habilidades e ampliar os horizontes dos participantes.