Bem-vindo à página oficial do Instituto Nacional de Saúde (INS)! Aqui encontrará toda a informação essencial sobre a nossa instituição.

O INS é uma instituição técnico-científica pública, sendo a entidade de gestão, regulamentação e fiscalização das actividades relacionadas com a geração de evidência científica em saúde para a garantia de uma melhor saúde e bem-estar em Moçambique.

Ao longo de várias décadas de contínua estruturação e aprimoramento, o INS tem executado uma diversidade de programas técnico-científicos visando informar as políticas públicas de saúde. O INS, da mesma forma que institutos nacionais de saúde pública em outros países, é uma instituição de base científica que catalisa esforços para atingir melhorias substanciais e de longo-prazo na saúde pública a nível local, nacional e global. 

O INS é uma instituição multiforme, que tem recursos humanos e acções multidisciplinares, de modo a garantir a realização de funções críticas de saúde pública. A nossa instituição actua a partir de quatro vertentes técnico-científicas sinérgicas, nomeadamente:

  • Pesquisa em Saúde e Bem-Estar;
  • Laboratórios de Saúde Pública;
  • Inquéritos e Observação em Saúde; e
  • Formação e Comunicação em Saúde Pública.

Os profissionais do INS participam na descoberta e no entendimento dos problemas de saúde pública através de acções de investigação científica, referenciamento laboratorial, testagem diagnóstica especializada, inquéritos de saúde, vigilância em saúde e observação. A informação técnico-científica gerada por estes processos é disseminada e colocada ao serviço da sociedade através de acções especializadas de formação e comunicação.

Quero, pois, desejar a todos os utilizadores uma boa visita à nossa página oficial, que se constitui como uma ferramenta essencial do terceiro pilar do nosso lema Descobrir, Entender e Informar.