Segundo o artigo 17 da Lei n.° 6/2023: Lei de Investigação em Saúde Humana, toda investigação deve ser registada e autorizada, em conformidade com a legislação nacional.

Instituições Reguladoras

Funcionalidades da REGISA

Registo de Investigadores.

Organiza e centraliza as informações dos investigadores de forma prática e segura.

  • Dados de identificação pessoal e profissional.
  • Formação académica e experiência.
  • Upload direto do Curriculum Vitae (CV).

Registo de Investigações.

Facilita o registo e a actualização de investigações alinhadas com a Agenda Nacional de Investigação em Saúde Humana (AGISA 2024–2028).

  • Cadastro detalhado de projetos e investigadores.
  • Informações socio-demográficas, orçamentação, prazos e aprovações.
  • Gestão completa do ciclo de vida da pesquisa.

Emissão de Certificado de Registo

Automatize a geração do documento que autoriza a implementação da investigação.

  • Certificado digital com validação via código QR.
  • Impressão imediata do documento oficial.

Acompanhamento da Implementação.

Monitoria das principais etapas do processo de investigação em tempo real.

  • Atualização contínua das fases de recolha e análise de dados.
  • Redação e submissão de relatórios.
  • Transparência e rastreabilidade em cada etapa.

Perguntas frequentes

Abaixo, encontre as dúvidas mais comuns relacionadas ao processo de registo de investigações, certificações e suporte técnico. Caso sua dúvida não esteja aqui, entre em contacto com a nossa equipe de apoio.

Sim.

Após o registo completo e emissão do Certificado de Registo pela plataforma, não é necessária uma Autorização Administrativa adicional do Ministro da Saúde. O certificado tem força legal conforme regulamentação vigente.

O processo de validação ocorre em até 48 horas úteis após o envio completo do registo. A equipe técnica analisará os dados e você será notificado via e-mail sobre o estado da validação.

Você pode obter suporte técnico através dos seguintes canais: para suporte técnico da REGISA registo.deinvestigacao@ins.gov.mz e para suporte em matéria de tecnologias (acesso, erros técnicos, sistema) apps@ins.gov.mz.

Contactos


Endereço

EN1, bairro da Vila – Parcela nr. 3943, distrito de Marracuene, Maputo provincia, Moçambique

Email de suporte para o registo

registo.deinvestigacao@ins.gov.mz

Email de suporte técnico-informático

apps@ins.gov.mz