PhD4Moz fortalece programas de pós-graduação na Universidade Pedagógica

A Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) está entre as instituições parceiras do programa PhD4Moz, implementado com o objectivo de contribuir para o fortalecimento da formação de estudantes de pós-graduação no país.

Segundo a chefe do Departamento de Formação e Desenvolvimento do Corpo Docente na UP-Maputo, o programa é de grande relevância para a instituição, na medida em que tem contribuído para o fortalecimento da formação em pós-graduação.

“O programa PhD4Moz tem sido uma plataforma de grande valor para a capacitação de docentes, investigadores e técnicos superiores, permitindo à UP alinhar-se com os padrões internacionais de ensino e investigação”, sublinhou.

O programa oferece três pilares de treinamento, nomeadamente formação em competências transversais, em disciplinas específicas e competências de supervisão. A UP-Maputo tem apostado nas competências transversais.

“Como UP-Maputo, focamos nas competências transversais, porque sabemos que essas habilidades são fundamentais para o sucesso dum doutorando, independentemente da área específica”, fez saber Teresa Cossa.

Ainda segundo Cossa, o PhD4Moz tem vindo a responder aos vários e complexos desafios que a instituição enfrenta na formação pós-graduada, tais como a limitação do tempo de contacto entre docentes e estudantes durante a formação, a multiplicidade das responsabilidades e heterogeneidade dos estudantes, para além das barreiras financeiras.

“A maioria dos nossos estudantes são trabalhadores a tempo integral, com responsabilidades profissionais e familiares, o que dificulta uma dedicação consistente às actividades de investigação. Por outro lado, temos pouco tempo com os estudantes, o que também dificulta o acompanhamento, para além de que eles são de proveniência distinta”, fez saber.

Apesar dos desafios, a interlocutora reafirma o compromisso da instuição que representa com a qualidade da formação doutoral e com a promoção da investigação científica relevante para os desafios nacionais.

Teresa Cossa falava na última terça-feira, numa das sessões inaugurais da 18a Edição das Jornadas Nacionais de Saúde, que decorre na cidade de Maputo, sob o lema “Promovendo a resiliência do Sistema Nacional de Saúde em base em evidência científica”.