GESTÃO DE DADOS CLIMÁTICOS: Especialista recomenda priorização da formação de profissionais competentes

O especialista em climatologia António Queface recomenda a priorização da formação de profissionais competentes para a gestão de dados climáticos e o desenvolvimento e afetação de pessoal com capacidades para o processamento e produção de dados climáticos necessários para atender à necessidade destes serviços.

Queface fez a recomendação esta sexta-feira (03.11), depois de apontar os principais desafios da região da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral para os Serviços Hidrológicos e Metereológicos de Moçambique.

Da lista dos desafios, constam a gestão de dados climáticos para serviços, processamento de dados climáticos e seus derivados, resultados dos modelos de previsão climática e sua interpretação, garantia de qualidade dos serviços climáticos, bem como a comunicação dos serviços climáticos aos utilizadores.

António Queface falava durante o segundo dia Conferência sobre o impacto das mudanças climáticas na saúde, que se realiza na cidade de Maputo, sob o lema “Fortalecendo a resiliência climática em saúde com base em evidência e inovação científica”.