INS recebe alunos da Escola Secundária Gwaza Muthini
O Instituto Nacional de Saúde (INS) recebeu, nesta sexta-feira (10.11), um grupo de alunos da 12a classe, da Escola Secundária Gwaza Muthini, localizada no Distrito de Marracuene, província de Maputo, com o objectivo de conhecer as suas instalações e actividades.
Acompanhados pela directora-pedagógica adjunta da escola em referência, Rozmira Ismael, os alunos estiveram no INS por cerca de duas horas e meia, que serviram para interagir com investigadores e quadros da instituição em diversos níveis, bem como visitar os laboratórios de Biotecnologia e Genética, Entomologia Médica e Parasitologia.
Falando na recepção dos alunos, o Director Nacional de Formação e Comunicação em Saúde no INS, Rufino Gujamo, referiu que a visita tem como objectivo permitir um contacto mais próximo entre os alunos e a ciência que se faz na instituição, despertando e consolidando o interesse destes pelas ciências naturais, particularmente da Biologia, ciências de saúde e áreas afins. Segundo Gujamo, através desta iniciativa pretende-se despertar o interesse dos alunos em matéria de pesquisa científica em saúde.
O Director de Formação e Comunicação em Saúde convidou os alunos a interagir abertamente com os técnicos e pesquisadores do INS, de modo a estruturarem melhor as suas decisões sobre o percurso profissional a seguir. A partir desta e outras iniciativas de educação científica para os jovens, pretendemos contribuir para a formação e incubação dos cientistas do amanhã no domínio de saúde.
Esta é a primeira experiência com uma escola do distrito de Marracuene, mas a nossa intenção é fortalecer e alargar estas iniciativas a fim de abranger outros estabelecimentos de ensino, destacou.
Por seu turno, a directora pedagógica adjunta da Escola Secundária Gwaza Muthini, agradeceu pela iniciativa, destacando o facto de a escola ser o primeiro estabelecimento de ensino a nível do distrito de Marracuene a visitar o INS.
Rozmira apelou aos alunos para uma melhor interacção e apresentação de dúvidas, e considera a visita como uma aula prática e uma oportunidade para que os alunos abracem as áreas de ciências de saúde.