“Se não realiza pesquisas científicas, não pode ser considerada Instituição de Ensino Superior”
– defende Schwalbach
O segundo e último dia do IV Dia Aberto de Pesquisa em Saúde da Província de Gaza, em Xai-Xai, foi marcado pela plenária sobre a relevância dos comités institucionais de bioética para a saúde na qualidade das pesquisas produzidas por instituições de ensino superior. O orador foi João Schwalbach, Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, membro e antigo Presidente do Comité Nacional de Bioética para a Saúde de Moçambique (CNBS).
Schwalbach defende que o principal diferenciador de uma Instituição de Ensino Superior (IES) é a promoção e realização da investigação científica.
“Uma instituição de ensino superior distingue-se das outras por aprofundar o conhecimento em áreas específicas, promover a investigação científica e preparar os alunos para carreiras profissionais” – afirmou Schwalbach.
Schwalbach descreveu a história da investigação científica e a importância de criação dos Comités de Ética no mundo. Especificamente detalhou a criação do CNBS e suas actividades, assim como a criação dos comités institucionais de ética para saúde (CIBS).
Além do Schwalbach, a referida plenária contou com a participação de representantes das instituições de ensino superior da província.